Stalinismo: vertente marxista ou deturpação da teoria?

Em um dia de natal do ano de 1991 Mikhail Gorbachev declarava a renúncia de seu posto de Liderança da União Soviética, no dia seguinte, por decreto o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas seria declarado do palácio do Kremlin. No ano de 2019, quase 30 anos após o fim dessa Grande potência do século XX que protagonizou a Guerra fria, dividindo de forma antagônica esse espaço com os Estados Unidos da América, o debate sobre a URSS ainda é central em estudos históricos contemporâneos e até ultrapassa os limites da academia. Pensando nisto, o Grupo PET História traz em seu segundo resultado preliminar um estudo sobre questões teóricas intitulado “Stalinismo: vertente marxista ou deturpação da teoria?”.

Link para o texto: https://drive.google.com/…/16mZuOo8nmikEyEy8CxjyfKPDz…/view…

Link para o Projeto de Pesquisa: https://drive.google.com/…/10Ozfb2W6aDG08UxzysGmFH_yh…/view…

Primeira Imagem: Vista do interior do dormitório de um Gulag. Disponível em: http://digitalcollections.nypl.org/…/510d47db-aed7-a3d9-e04…

Segunda Imagem: Stalin, Trotsky e outros membros da União Soviética carregam o corpo de Felix Dzerzhinsky. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/…/File:Joseph_Stalin_and_Leon…